#radioliberal #tvliberal #rádioliberal #radioliberaltamboril #tvliberaltamboril

88 981415662

NO AR

Falando de Amor

Com Aline Motta

Mundo

SpaceX prepara novo lançamento do megafoguete Starship após explosões; saiba como assistir

Transporte é crucial na ambição de Musk de colonizar Marte algum dia

Publicada em 27/05/25 às 08:53h - 5 visualizações

por DN


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução/X)
SpaceX, empresa aeroespacial do bilionário Elon Musk, planeja fazer outro lançamento de teste do megafoguete Starship nesta terça-feira (27), após duas grandes explosões nos últimos voos de teste.

O novo lançamento do foguete está programado para acontecer no Texas às 18h30 locais — às 20h30 de Brasília.

Será possível assistir à transmissão ao vivo, pelo site da SpaceX ou pelo perfil no X da empresa, que começa cerca de 30 minutos antes do lançamento da Starship. A janela de lançamento se abre às 20h30 no horário de Brasília.

O Starship, de 123 metros, é o maior e mais potente foguete do mundo e é crucial na ambição de Musk de colonizar Marte algum dia. 

NONO VOO DE TESTE

O lançamento desta terça-feira será o nono voo de teste após os fracassos dos últimos dois, em janeiro e março, que provocaram grandes explosões no céu e chuvas de destroços sobre o Caribe.

Nas duas ocasiões, a primeira fase do foguete, que dá propulsão a toda a nave, conseguiu retornar à plataforma de lançamento e foi capturada por braços mecânicos, uma manobra espetacular que apenas a SpaceX domina.

Mas o megafoguete explodiu no ar nas duas oportunidades, o que obrigou as autoridades a desviar as rotas de alguns aviões ou adiar as decolagens. Também ordenaram a suspensão dos voos de teste do Starship e a investigação dos incidentes.

Quatro dos oito voos de teste anteriores do Starship terminaram em explosões, deliberadas ou não. Em 2023, várias associações apresentaram uma denúncia contra as autoridades americanas, acusadas de terem avaliado incorretamente o impacto para o meio ambiente.

Contudo, apesar das críticas, a Administração Federal de Aviação (FAA) aprovou no início de maio o aumento dos lançamentos anuais do foguete de cinco para 25 em sua base no Texas, após uma longa revisão ambiental.

O anúncio, no entanto, ocorreu em um momento no qual os vínculos estreitos de Elon Musk com o presidente americano Donald Trump levantaram preocupações sobre possíveis interferências nas agências reguladoras.

Durante o novo voo, a SpaceX reutilizará pela primeira vez uma primeira fase de um foguete que já voou e foi recuperado, o que representa um passo a mais em direção ao objetivo de reutilizar completamente o foguete.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Tik Tok
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

88 981415662

Visitas: 43250
Usuários Online: 6
Copyright (c) 2025 - RÁDIO LIBERAL
Converse conosco pelo Whatsapp!