#radioliberal #tvliberal #rádioliberal #radioliberaltamboril #tvliberaltamboril

88 981415662

NO AR

Manhã Liberal

Com Virgínia Veras

Negócios

BC lança Pix Automático para pagamentos recorrentes; saiba como vai funcionar

Nova modalidade deve facilitar pagamento de contas como mensalidades escolares, academias, condomínios, seguros e assinaturas

Publicada em 04/06/25 às 08:13h - 10 visualizações

por DN


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
A partir desta quarta-feira (4), o Banco Central inicia a apresentação, para empresas e instituições financeiras, do Pix Automático, uma nova funcionalidade que permite realizar pagamentos recorrentes de forma automática. A operação da ferramenta começa oficialmente no próximo dia 16, mas alguns bancos já estão com a modalidade em implementação nos sistemas de operação digital.

Com o novo método, o cliente poderá autorizar uma única vez o pagamento de contas frequentes com valor fixo — como as de luz, telefone, mensalidades escolares, academias, condomínios, seguros e assinaturas — sem precisar repetir a autorização a cada nova cobrança.

Durante a ativação, o usuário deverá estabelecer regras, como, por exemplo, o valor máximo por cobrança. Se o valor da cobrança futura não estiver de acordo com o estipulado, será possível cancelar o pagamento até as 23h59 do dia anterior ao vencimento.

Caso a conta do cliente não tenha saldo suficiente no momento da cobrança, o sistema fará três novas tentativas de débito ao longo de sete dias, e o usuário será informado dessas tentativas para poder regularizar a situação e manter o serviço contratado.

O serviço não terá custos para quem paga, mas os estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços poderão ser tarifados, dependendo do arranjo com seus provedores de pagamento.

PASSO A PASSO: COMO FUNCIONA O PIX AUTOMÁTICO

  • Verifique se a empresa com a qual você tem contrato (como academia, escola ou serviço de streaming) já oferece o Pix Automático.
  • Caso positivo, será necessário autorizar o uso da modalidade e configurar regras, como limite de valor por cobrança e se haverá uso de linha de crédito.
  • Antes da data do vencimento, a empresa envia a cobrança ao banco do cliente.
  • O banco agenda o pagamento e notifica o cliente para que ele possa revisar a cobrança no aplicativo da conta.
  • No dia programado, o pagamento é realizado automaticamente, conforme os critérios definidos na autorização.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE PIX AUTOMÁTICO E DÉBITO AUTOMÁTICO?

Segundo o Banco Central, existem algumas diferenças entre o Pix Automático e o já conhecido débito automático. Embora ambos sirvam para pagamentos recorrentes, o Pix traz mais flexibilidade ao usuário. Ele permite que o cliente autorize uma cobrança apenas uma vez e configure limites e preferências, além de ser notificado previamente, antes do pagamento acontecer.

No débito automático tradicional, a autorização é feita ao contratar o serviço ou abrir a conta, e o valor é debitado automaticamente, sem aviso. Além disso, o gerenciamento de autorizações costuma depender da instituição financeira, o que limita o controle do cliente.

Outro ponto importante, segundo o BC, é que o Pix Automático tende a ser gratuito para o pagador, enquanto o débito automático pode envolver taxas cobradas pelo banco. Além disso, o Pix conta com o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que permite recuperar valores em caso de fraudes, enquanto o débito depende dos sistemas próprios de cada banco.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Tik Tok
 Youtube







.

LIGUE E PARTICIPE

88 981415662

Visitas: 46147
Usuários Online: 8
Copyright (c) 2025 - RÁDIO LIBERAL
Converse conosco pelo Whatsapp!