#radioliberal #tvliberal #rádioliberal #radioliberaltamboril #tvliberaltamboril google.com, pub-5239301657948637, DIRECT, f08c47fec0942fa0

88 981415662

NO AR

Toca Tudo

Com Fernando Medeiros

Brasil

Confira a previsão do tempo para outubro de 2025 no Ceará

O mês é caracterizado por temperaturas altas, baixa umidade do ar e redução dos ventos

Publicada em 02/10/25 às 10:04h - 26 visualizações

por DN


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Fabiane de Paula)
Quem já está achando o sol suficientemente “forte” no Ceará, deve se preparar para um  outubro ainda mais quente e seco . A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o mês é de temperaturas altas, baixa umidade relativa do ar e uma diminuição específica dos ventos típicos do segundo semestre.

Segundo o pesquisador Francisco Vasconcelos Júnior, diretor técnico da Funceme, este período é caracterizado pela primavera no hemisfério sul, com o início de temperaturas mais altas, aumento de ventos, aumento da sensação térmica e baixíssima possibilidade de chuvas.

"Em termos climáticos, as previsões ainda indicam temperatura acima da média [histórica]", afirma o técnico. Contudo, segundo ele, não há uma justificativa isolada para o cenário. "Não tem nada preponderante, é esse conjunto de fatores. Nós, que estamos nos trópicos, quanto mais umidade [relativa do ar], entrada de vento, mais essa temperatura vai ficar atenuada. Mas, como [o vento] está passando, e de forma relativamente rápida, outubro tende a ser um dia acima da média [em termos de calor]", explicou.

Apesar disso, Francisco destacou que o oceano próximo à costa cearense é mais quente, o que contribui para o contexto.

Como ocorre tradicionalmente,  outubro também não deve ser um mês de chuvas no Ceará .

Umidade do ar baixa

Com a diminuição da umidade relativa do ar e o aumento da temperatura, é possível que as pessoas com o aparelho respiratório sejam mais sensíveis impactadas — risco que aumenta para crianças e idosos, por exemplo.

Os efeitos devem ser sentidos de maneira mais intensa por moradores de regiões como Jaguaribana, Sertão Central e Cariri. “O Litoral [do Estado] recebe mais vapor do oceano, a temperatura é mais regulada”, disse Francisco.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


 
Enquete
Qual dessas Redes Sociais voce acessa?

 Facebook
 Instagram
 Tik Tok
 Youtube







.

Mande aquele alô pra gente!

88 981415662

Visitas: 77412
Usuários Online: 16
Copyright (c) 2025 - RÁDIO LIBERAL - Tamboril/CE
Converse conosco pelo Whatsapp!